Como fazer irrigação de posto: confira 4 dicas!!

Uma coisa é certa: nenhum agricultor que se preze quer perder recursos durante a época de estiagem, não é mesmo? Por causa disso, a irrigação já passou a ser um método indispensável para quem trabalha em diversos setores agrícolas. Entretanto, sempre bate aquela dúvida: como fazer irrigação de pasto da melhor maneira possível?

Se você está procurando por um jeito simples de começar a implementar a irrigação no seu pasto, então, veio o lugar certo! Vamos dar quatro dicas de como fazer esse processo! Vamos conferir?

 

  1. Analise o local do pasto que será irrigado

A primeira dica importante de como fazer irrigação de pasto é começar pelo levantamento planialtimétrico da área que passará a ser irrigada. Qual o tamanho da área que será regada? Há desníveis de solo? Há poço perto para auxiliar no processo de irrigação? Essas são umas das perguntas que devem ser feitas durante o período de análise para facilitar na hora de montar o projeto de irrigação.

 

  1. Saiba o volume de água necessário para a pastagem

Qual é o tamanho da região que será irrigada? Isso irá afetar o volume de água que será usado durante o processo de estiagem, para evitar desgastes desnecessários e desperdícios. Outra dica é entender bem o solo da pastagem, isso também irá influenciar na quantidade de água, conseguindo manter, consecutivamente, o solo com as melhores condições para o rebanho.

 

  1. Entenda o clima da sua região

Essa dica é válida para todos os tipos de culturas irrigadas, como pastagens, canaviais e até mesmo para cultivos de pastos: saber como o funciona o clima da sua região ajuda a estimar o balanço hídrico e a planejar as demandas fundamentais que a plantação necessita, ainda mais quando falamos de irrigação.

 

  1. Escolha o método que mais combina com o seu cultivo

Já está com todas as informações do ambiente coletadas? Então, está na hora de pensar no projeto para irrigar o pasto do seu negócio! Essa é uma tarefa bem simples e, com os dados coletados anteriormente, você pode escolher o método de irrigação que mais combina com o seu agronegócio.

Mas, já vamos logo adiantando para você, um dos principais e melhores métodos de irrigação utilizados é a irrigação por aspersão. Ela é feita através do uso de divisões que formam uma “chuva artificial” por cima de todo o pasto, sendo de grande benefício para o cultivo, já que lembra o “modo natural” de irrigar as plantações. Esse sistema também pode ser utilizado por quem trabalha com plantio de fumo, batata e milho.

Esperamos que você tenha gostado de saber essas quatro dicas que demos acima sobre como fazer irrigação de pasto. Agora, coloque o seu projeto de irrigação em prática!