Melhoramento genético na agricultura: saiba o que é, e conheça seus benefícios

Os benefícios trazidos pelo melhoramento genético de plantas são tantos que se acredita que a maior parte das culturas cultivadas atualmente passaram por algum tipo de melhoramento.

Com o melhoramento é possível aumentar a produção de alimentos sem aumentar a área plantada, e assim atender a demanda de alimentos gerada pelo aumento da população.

O melhoramento genético também pode proporcionar melhor adaptação as mudanças climáticas e a diferentes regiões de plantios.

Através do melhoramento a ciência avança nas questões ambientais, pois a necessidade do uso de defensivos químicos para o combate de pragas e doenças é menor, uma vez que se utiliza variedades resistentes.

De forma geral, podemos falar que o melhoramento genético de plantas trouxe como benefício uma melhor produção, em uma menor área cultivada e como menor dano ao meio ambiente.

 

Conclusão

O melhoramento de plantas é a mais preciosa estratégia para o aumento da produção agrícola de forma mais sustentável e ecológica.

Com os avanços tecnológicos os processos de melhoramento vêm sendo otimizados e assim contribuindo para a garantia da alimentação da humanidade.

O mercado exige melhorista dinâmicos e multidisciplinares, por isso o melhorista atual necessita de uma formação sólida e amplo conhecimento cientifico.